Get Adobe Flash player

CartaoFundoBr

 

Chimarrão

 

 

O CHIMARRÃO é uma das várias formas de preparar a ERVA - MATE para ser tomada, tanto no inverno como no verão, a qualquer hora.

Uma das maneiras de preparar um bom chimarrão é seguindo essa receita:

1º ) Colocar erva-mate na cuia, aproximadamente até 2/3 de sua capacidade.

2º ) Tapando a boca da cuia com a mão, procura-se, com a cuia de boca para baixo, através de leves movimentos para cima e para baixo, separar os talos e palitos da erva-mate propriamente dita.

 

 

 

 

 

 

3º ) Inclina-se a cuia mais ou menos 45º e retira-se a mão, fazendo com que os palitos da erva fiquem na parte inferior (cestinho da cuia), formando uma trama que facilitará a entrada de água na peneira da bomba.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4º ) Na mesma posição anterior despeja-se água fria ou morna (água fervente queima o mate, dando um gosto amarguento) até o topete da erva, que não deverá ser molhado. Aguarde até que a água seja absorvida (2 a 3 minutos).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5º ) A colocação da bomba é um momento decisivo no preparo de um bom chimarrão. Tapando o bocal com o polegar, introduz-se a bomba no lado cheio d'água da cuia, até o fundo do cestinho.

Com movimentos de pulso, procura-se a melhor posição, para que a bomba fique firme. Retira-se o polegar e observa-se o nível da água, que deve baixar alguns milímetros. Isso prova que o chimarrão está desentupido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6º ) Com a cuia na posição vertical, coloca-se água quente. A temperatura ideal da água é 75 graus, obtida quando a chaleira começa a chiar.

OBS: Nunca "desbarranque" o talude formado pela erva, pois molhando o topete não vai conseguir melhor sabor. Na realidade o sabor se prolongará de acordo com a quantidade de erva que a cuia suporta e que gradativamente vai sendo retirado pela água na medida que o mate vai sendo "lavado".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7º ) Pronto. O primeiro mate pode ser ingerido, não há nada de mal nisso, porém alguns mateadores costumam cuspi-lo fora até ouvir o "ronco" da cuia. Isso porque o primeiro mate não é o mais saboroso, a bomba retém resíduos de pó da erva e a água ainda não alcançou a temperatura ideal.

 

propaganda W3alpha 1

propaganda W3alpha 2