Get Adobe Flash player

CartaoFundoBr

 

Churrasco

churrasco

Segundo os dicionários, é o assado. Carne assada diretamente sobre as brasas, com ou sem o emprego de espeto.
Segundo Zeno e Rui C. Nunes: “em geral, no churrasco a carne é mal cozida e comida ainda meio sangrenta. É iguaria usada a mais remota antigüidade. Homero, na Ilíada e Virgílio, na Eneida, já se referiram a ela. Chama-se também churrasco, o pedaço de carne a ser assado, mesmo quando ainda cru”.
Uma coisa é certa: o rio-grandense tem uma gastronomia dependente da carne...
Os cortes tradicionais e preferidos da maioria, são a costela, o granito, a picanha, a maminha (chapéu de bispo), a chuleta a alcatra, etc.
O gaúcho, de um modo geral, comia o seu churrasco apenas com farinha de mandioca e pão.
De quando em vez, se houvesse, uma salada de tomate e cebola.
Em seu livro “A Cozinha Gaúcha na História do RS”, Dante de Laytano nos traz uma curiosa receita de churrasco: “abrir na terra um buraco; fazer nele uma fogueira, tirar as brasas e as cinzas e com o grau de calor requerido, por a carne cortada com o couro, virado músculo com músculo e o couro para fora, tudo num invólucro de papel para evitar sujeiras. Tapar o buraco com a terra e fazer outra fogueira por cima; em pouco tempo (l hora, mais ou menos) tem-se cozinhado um churrasco tenro, suculento, especial”.
Mas se o churrasco tem todo esse passado, deve ter um presente cheio de histórias... Na verdade, se uma vez dizíamos que a comida típica do Brasil era a feijoada, podemos assegurar que, em todos os quadrantes do nosso imenso território, o churrasco impera soberano. Desde a confraternização do time de futebol do Nordeste, ao encontro de família no Norte, nas recepções presidenciais, programas de fins de semana em qualquer região do Brasil, está presente o churrasco. Haja vista a quantidade espantosa de churrascarias espalhadas por todo o Brasil e o mundo, em lugares de destaque nas cidades e BRs, por esse Brasil afora.
Feito de mais de uma centena de maneiras diferentes, ele saiu dos galpões e ganhou os hotéis, restaurantes, palácios, o mundo...
Enfim, o churrasco, vale dizer, por muito tempo alimentou o homem que escreveu a história do Rio Grande do Sul... a nossa terra.

 

 

propaganda W3alpha 1

propaganda W3alpha 2